Você sabe o que é Franquia e quais as vantagens?
Por: Usuario Master | 01/01/2010
Artigos
Franquia é um sistema pelo qual o franqueador – detentor de uma marca – cede ao franqueado o direito de utilização desta marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de um negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem caracterização de vínculo empregatício.
Ou seja, podemos resumir esse conceito da seguinte forma: Franquia é uma empresa que disponibiliza a sua marca, o seu know-how e estrutura para que empresários desenvolvam essa atividade em determinada região.
De forma mais simples Franquia é um negócio no qual o modelo de operação é copiado e transferido para outro, em outro local, porem com a autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial, com isso se transfere também o know-how, que significa transferir tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa criadora (franqueador) são copiadas e transferidas para a outra (franqueado).
Então para falarmos mais claramente ainda, ter uma franquia é ter uma copia do modelo de negocio do franqueador.
No sistema de franquias, a frase “nada se cria, tudo se copia”, aliás, é seu mantra.
Contudo, faz parte do processo de evolução das franquias irem se adaptando ao mercado com o passar dos anos, pois tudo pode ser melhorado, não é mesmo?
E é neste momento em que os franqueados — aqueles que possuem um negócio idêntico de outro negocio — são importantes, pois são eles que passarão feedbacks que direcionarão a marca (franqueador) na criação de novas estratégias de negócio, para depois serem novamente replicadas às lojas franqueadas.
Vantagens de Investir em Franquias
-
Usufruir de uma marca já reconhecida no mercado.
-
Receber Suporte e transferência de know-how do franqueador, o que garante a padronização de procedimentos e minimiza erros na implantação e operação das unidades franqueadas.
-
Possuir independência jurídica e financeira em relação ao franqueador.
-
Ter maior garantia de sucesso, por se tratar de um negócio já testado e aprovado pelo mercado.
Compartilhe
Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.